quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Perdemos o blogueiro Saramago


Calma, antes de chorar ou lançar boatos por aí, é bom que fique claro que nosso querido e primeiro Prêmio Nobel de Literatura da língua portuguesa, não morreu, não. Ele vai apenas deixar a blogosfera por um tempo, conforme o próprio escreveu em seu post intitulado Despedida, do dia 31 de agosto.


Uma pena, pois seus Cadernos apresentam visões (bem) críticas do escritor sobre diversas questões políticas,artísticas , econômicas e culturais atuais. O escritor postava quase que diariamente. Uma parte desses posts foram publicados em um livro lançado no mês passado no Brasil pela ed. Companhia das Letras. Na Itália, Berlusconi se recusou a lançar o livro na sua editora. Possivelmente, tal recusa se relaciona com as críticas (diga-se de passagem , bem justas...) feitas ao primeiro ministro italiano em diversos posts...

Vamos sentir saudades, mas é por um bom motivo: ele vai se dedicar a um novo livro, que vai se chamar Caim. O escritor começou a pensar em Caim há muitos anos, mas começou a escrever o romance em dezembro de 2008, concluindo o texto em menos de quatro meses. "Estava em uma espécie de transe. Nunca havia me sucedido tal coisa, pelo menos com essa intensidade, com essa força", lembra o autor. Nesse livro , o escritor redime Caim, pois acredita que "Deus não é de se fiar. Que diabo de Deus é esse que, para enaltecer Abel, despreza Caim?"
Saramago , apesar de ateu, já abordou questões bíblicas em outras oportunidades, como por exemplo, em seu clássico e polêmico Evangelho segundo Jesus Cristo. Dentre outras inúmeras obras de Saramago, podemos destacar também o apocalíptico Ensaio sobre a Cegueira , que ganhou as telas de cinema ano passado numa superprodução de Fernando Meirelles, que emocionou até o próprio escritor.

Aguardamos então essa nova produção, seu retorno ao blog e quem sabe ao Brasil para o lançamento dessa próxima cria, que promete render novas polêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário