sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Campus Party começa com discussão sobre mobilidade

Izabela Vasconcelos, de São Paulo

A Campus Party 2010, que acontece entre os dias 25 e 31/01 em São Paulo, começou com o debate “Mobilidade e dispositivos móveis: o futuro da internet?”. Nick Ellis, criador do Digital Drops e do AppStore Blog; Marcelo Castelo, sócio-diretor da agência F biz; Ricardo Longo, sócio-diretor da Fingertips; e Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, discutiram o papel dos recursos móveis na era digital. O painel foi moderado pelo jornalista Rafael Sbarai, criador do blog De repente.

Para Ellis, a mobilidade não faz parte do futuro, mas é algo cada vez mais presente. “A mobilidade não é o futuro da internet, a mobilidade da web já chegou”.

Os palestrantes destacaram o papel do Android e da Apple na comunicação mobile, a importância do georeferenciamento (localização) para o mundo do marketing e da publicidade e o uso de recursos como SMS, em vez dos e-mails marketing.

Em contraponto, Mendes lembrou que mesmo com o avanço dos dispositivos móveis, ainda existe uma grande parte da população que ainda não tem acesso à internet. “Temos que lembrar que muitas pessoas não têm acesso a nada, mas essas pessoas têm vontade de entrar nesse mundo digital, se vê pelos números de acesso em lan houses”.

Os painelistas defenderam a atuação do governo e das empresas na inclusão digital. “É uma vergonha que as pessoas não tenham acesso à internet. Para mudar essa situação é preciso uma atitude do governo e do setor empresarial”, afirmou Ellis.

Além de painéis sobre blogs e mobilidade, a Campus Party também reserva espaço para debates sobre música, fotografia, vídeo, design, games, fórum, robótica, modding, desenvolvimento e software livre.

Com mais de 6 mil participantes, o encontro tem a cobertura de vários veículos de comunicação, entre eles, a rádio CBN e a TV Cultura, que possuem stands no local para link direto.

http://www.comuniquese.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário