quinta-feira, 9 de julho de 2009

Viva os galpônicos!

Foto: Guto Muniz , Bravo , jul.2009




O Grupo Galpão nesse semestre enfrentou dois desafios , tudo ao mesmo tempo agora: voltar à Praça e fazer filme documentário, dirigido por ninguém menos que Eduardo Coutinho.



Quase 20.000 pessoas viram a peça - "Till, a Saga de um Herói Torto" - nesse final de semana na Praça do Papa em Belo Horizonte. No próximo fim de semana (dias 10, 11 e 12 de julho), pra quem não conseguiu chegar até lá ( o engarrafamento tomou conta da av. Afonso Pena), o grupo se apresenta ainda na Lagoa do Nado na capital mineira. Depois, a montagem segue para Congonhas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A equipe da Criatório esteve lá: foi maravilhoso e emocionante ver o Galpão de volta às ruas. Segundo Eduardo Moreira(BRAVO, julho 2009), um dos fundadores do Galpão no ano de 1982, "o teatro de rua restitui ao teatro o papel desempenhado na sua origem, na Grécia antiga, quando o espaço público era o centro de toda a sociedade".


O resultado do outro desafio chegará apenas no mês que vem ao público: o documentário Moscou , dirigido por Eduardo Coutinho. O documentário registrou momentos de construção de um espetáculo teatral. A proposta partiu de Coutinho que lançou um desafio ao Galpão: eles deveriam montar uma peça em apenas 3 semanas a partir de um texto que Eduardo Coutinho só revelaria no primeiro dia de filmagem. Assim, o filme trata do grupo que ensaia As Três Irmãs, drama do russo Anton Tchekhov dirigido dentro do próprio filme por Enrique Diaz. No blog do Grupo Galpão, Eduardo Moreira faz um diário de bordo desse desafio, onde transparecem as angústias, os avanços, as alegrias e as dificuldades ao longo do processo. Acompanhe, veja o filme e assista a peça. Palmas para o Galpão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário