terça-feira, 16 de junho de 2009

Compacte e descompacte sem restrições

Está cansado de clicar "lembre-me depois" quando usa sua cópia não registrada do WinZip? Já não aguenta mais a falta de funcionalidades do compactador/descompactador nativo do Windows XP/Vista que não permite outros formatos de compactação e tampouco configurar as características do seu arquivo de saída? Pois bem, se você respondeu sim a alguma delas agora poderá fazer uso de uma outra alternativa bastante interessante. Trata-se do eficiente e amigável 7-Zip (leia-se Seven Zip), um utilitário para compactação e descompactação de arquivos para a plataforma windows (ainda não há versões para Macintosh e Linux) que merece uma atenção especial.
A primeira e mais atraente característica deste produto é obviamente sua licença de uso. O 7-Zip está baseado em uma miscelânea de licenças SL/CA* que na soma torna o produto livre de pagamento de royalties e licenças de uso. Ao contrário do WinZip que é um software Shareware** o 7-Zip permite que você faça quantas instalações forem necessárias inclusive em ambientes comerciais sem qualquer restrição para o uso. Apesar de não cobrar nada de você por isto, os desenvolvedores aceitam doações que culminam na continuidade do projeto evitando que futuras versões precisem ficar apresentando mensagens comerciais como em outras aplicações. Até este presente momento o 7-Zip está livre desta poluição comercial :-)
A segunda característica é a boa aderência do produto ao sistema operacional de Redmond, pois assim como o favorito WinZip ele também passa a fazer parte do contexto do sistema operacional. Não entendeu? Bom explico. Alguns softwares tem a capacidade de se integrar de tal forma ao sistema operacional que passa a fazer parte dos menus contextuais do produto. Isto quer dizer que quando você está navegando pelo Windows Explorer e seleciona um ou mais arquivos, ao clicar com o botão direito do mouse sobre um deles, aparecerá a opção 7-Zip com algumas sugestões de nomes e formatos para você compactar, simples assim. Agora se você gosta da tradicional janela do aplicativo, não fique triste. Ele funciona exatamente como no WinZip (veja figura abaixo).
A terceira característica que gostaria de apresentar são os formatos de compactação. Tá certo, não são muitos, mas veja que ele atende aos principais formatos como ZIP, GZIP, TAR, RAR, CAB, ISO, ARJ, LZH e CHM. Alguns deles apenas para descompactação, mas já é o suficiente eu penso para uma ferramenta desta natureza.
Por fim e sendo breve, o 7-Zip permite ainda o uso de um formato proprietário 7z que tem boa taxa de compactação inclusive permitindo que seja criado arquivos self-extract que quer dizer que quem receber este arquivo não precisa sequer ter o 7-Zip instalado para descompacta-lo. A interface está completamente traduzida para o nosso idioma fator chave para boa parte dos usuários de hoje.
Termino por aqui esta dica, mas queria deixar uma mensagem importante para todos vocês. Busquem sempre uma solução de Software Livre ante praticar a pirataria. Você estará utilizando produtos de excelente qualidade, livres de pragas virtuais, fomentando a criação de novos projetos e o principal, você está LEGAL. Prometo em breve uma vídeo tutorial desta ferramenta para meu portal de conhecimento que estará nascendo no próximo mês. Até lá.
Link para download do 7-Zip: http://7zip.rnbastos.com/

* SL/CA: Software Livre / Código Aberto
** Shareware: Categoria de programas que você pode baixar e usar por um tempo determinado. Após este período ele pode parar de funcionar por completo ou ter paralisação parcial das suas funções até que seja feito a compra de sua licença. Normalmente não ultrapassam a casa dos 50 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário