quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ciclo de palestras da Comunicação

A partir desse sábado, começa o Ciclo de Palestras da Comunicação nas Faculdades Promove de BH. Os temas são relacionados à comunicação, mídia , responsabilidade social e política. O Ciclo de Palestras é exclusivo para os alunos das Faculdades Promove.

Confira a programação:

12 Setembro – COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Palestrantes: professores Alan Alencar, Flávio Wanderley e Marta Fenelon.

19 Setembro – COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E CIDADANIA
Palestrantes: professores Christiane Pitanga, Cássia Torres e Nelson Garcia.

26 Setembro – MÍDIA, RESPONSABILIDADES E IMPACTOS
Palestrantes: professores Aparecida Vasconcellos, Márcia Cruz e Luiz Otávio Correa.

17 Outubro – MODERNIDADE E AMBIVALÊNCIAS: DESEQUILÍBRIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Palestrantes: professores Mariana Villas-Boas, Juliana Franco e Graziela Mello Vianna.

As palestras acontecem aos sábados no horário de 9 às 11h nas Faculdades Promove no prédio da av. João Pinheiro.

2 comentários:

  1. Neste último sábado os temas abordados foram: Responsabilidade Social empresarial; Publicidade, Ètica e Lei; e Ètica e Imprenssa. Os ministrante de cada tema foram respectivamente Christiane Pitanga, Nelson Garcia e Cássia Tôrres.
    Sucintamente podemos perceber que atualmente as empresas estão mais conscientes devido a nova postura dos consumidores.
    È importante ressaltar que o termo Responsabilidade Social não é apenas plantar uma árvore ou relacionar com o meio ambiente. Aborda vários conceitos tal como, pagar em dia seus colaboradores e fornecedores, não fazer distinção entre as pessoas, contribuir com projetos dentre outros.
    As empresas devem manter sua postura caso contrário estarão violando a ética empresarial, consequentemente essas informações serão publicadas pela imprensa, a qual tem o papel de investigar a veracidade das informações, caso a informação seja verdadeira irá gerar uma imagem negativa da instituição.

    Camila Alzira 5° P.P

    ResponderExcluir
  2. Comentários sobre as palestras ministradas no dia 26/06/2009

    Diante das palestras ministradas; “Responsabilidade Social Empresarial” – pela professora Christiane Pitanga, “Publicidade – Ética e Lei, professor Nelson Garcia e “Ética e Imprensa” professora Cássia Torres, podemos perceber quão favoráveis são atitudes corretas associadas à ética”. A ministrante Christiane abordou de forma clara que o produto era predominante no século XX, onde em nossos dias a empresa passou a ser o diferencial. O que se espera neste diferencial é a responsabilidade social que não pode ser apenas mais um discurso, mas realizado com total transparência.
    Em seguida o ministrante Nelson explicou que o que é ético, está relacionado ao Conar (Conselho Nacional de Autor regulamentação Publicitária), o que é legal (lei) está associado ao código de defesa do consumidor. Mesmo não sendo lei o que se encontra no conar ele funciona normalmente, não podendo punir, mas advertindo.
    Por sua vez a ministrante Cássia relata que o jornalismo é uma atividade intelectual altamente condicionada, ou seja, não importa o peso da notícia e quem será atingido, o jornalista tem que realizar seu trabalho de forma adequada, cumprindo a hierarquia na empresa. Dentre alguns pecados capitais citados na palestra, cito apenas três: invasão de privacidade, super exploração do sexo e envenenamento das mentes das crianças.
    Enfim podemos concluir que não basta apenas falarmos em ética, mas temos que exerce-la cada dia com sabedoria, não podemos esperar uma advertência do Conar para começarmos a trabalhar a ética, muito menos pensá-la após termos ferido o código de defesa do consumidor ou cometer algum pecado capital, o que precisamos é: em qualquer situação conciliarmos ética com sabedoria, desta forma conseguiremos alcançar êxito diante do mercado e de nossos clientes.


    Fernando Tôrres - 5º período de publicidade e propaganda.

    ResponderExcluir