quarta-feira, 24 de março de 2010

Mercado publicitário cresceu 7,3 % em 2009

De acordo com o site do SINAPRO-MG o mercado publicitário brasileiro movimentou em 2009 R$ 64,003 bilhões - crescimento de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2008, segundo dados do Ibope Monitor. O valor é contabilizado com base nos preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem descontos e outros formatos de negociação.


As emissoras de TV asseguraram 52% do share das verbas de publicidade: R$ 33,524 bilhões, seguida dos jornais com participação de 23% e faturamento de R$ 14,447 bilhões.

As revistas têm share de 9% e R$ 5,654 bilhões de faturamento bruto. As TVs por assinatura asseguraram 8% do bolo publicitário e um faturamento de R$ 5,234 bilhões.

As rádios tiveram 4% das verbas distribuídas no ano passado, equivalente a R$ 2,839 bilhões, seguida da internet com 1,815 bilhões e 3% de share.

O meio cinema ficou com 1% de share e faturamento de R$ 391,221 milhões. As placas de outdoor tiveram apenas R$ 96,765 milhões de faturamento em 2009.

Com R$ 3.059 bilhões de verba as Casas Bahia lideram o ranling de anunciantes. A Unilever vem em segundo lugar com R$ 1,941 bilhões seguida da AmBev com R$ 914,5 milhões. A Caixa Econômica Federal investiu R$ 847,5 milhões em mídia e aparece em quarto lugar. A Hyundai/Kaoa ocupam a quinta posição com R$ 744,5 milhões, o maior orçamento entre as montadoras.

Fontes: SINAPRO-MG/ Meio e Mensagem / Ibope Monitor / Propaganda e Marketing

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